10 novembro 2016

A Tempestade Perfeita



Ao longo do tempo, a energia aproveitável em cada barril de petróleo que é extraído tem vindo a diminuir. Actualmente, apenas conseguimos aproveitar 17% do conteúdo de cada barril, o restante perde-se no processo de exploração, extracção, transporte, processamento, etc. A partir de 2030, aproximadamente, deixaremos de ter acesso ao petróleo que resta. (Ele existirá mas não poderá ser extraído.)

Algumas questões:
  1. Sem petróleo, como será possível haver crescimento económico?
  2. Sem crescimento económico, como podem as economias continuar a pagar as suas dívidas?
  3. Sem crescimento económico, como pode continuar a existir o chamado Estado Social?
  4. Sem petróleo, como será possível manter o comércio internacional (e nacional...)?
  5. Sem petróleo, como se irá deslocar mercadorias essenciais como alimentos, por exemplo, do local onde são produzidos para os locais onde são consumidos? Como se irão deslocar as frotas de veículos pesados sem gasóleo?
  6. Sem petróleo, como será possível operar a maquinaria pesada utilizada nos processos de extracção dos recursos (minas, etc.)?
  7. Sem petróleo, o que irá acontecer ao transporte aéreo? Que impacto vai ter no turismo e nas comunidades dele dependentes?
  8. Sem petróleo, o que irá acontecer ao transporte marítimo? Será possível continuar a operar navios porta-contentores indispensáveis à continuação da chamada globalização?
  9. Sem petróleo, como serão extraídos, transportados e transformados os materiais necessários para o fabrico de equipamentos de energias renováveis?
  10. Sem petróleo, como será garantida a segurança de funcionamento e posterior desmantelamento das 450 centrais nucleares existentes no planeta?
  11. Como será possível evitar conflitos entre nações pelos últimos recursos disponíveis?
  12. Como será possível evitar o aumento da criminalidade e da violência em sociedades desesperadas, em grande parte, devido ao elevado desemprego resultante do inevitável colapso económico?
  13. Sem petróleo, como será possível ao mundo ocidental manter a sociedade tal como a conhecemos?
Este problema combinado com o crescente agravamento das alterações climáticas, problemas ambientais, económicos, sociais, etc. conduzem-nos à chamada tempestade perfeita.

Sem comentários:

O Curso do Crash

O Dr. Chris Martenson enuncia as suas três crenças: que a nossa sociedade irá sofrer mudanças radicais em breve; que essas mudanças poderão limitar a nossa capacidade de resposta; e que dispomos da tecnologia ou conhecimento necessários para construir um futuro melhor. Os próximos 20 anos serão muito diferentes dos últimos 20.



PS: Agora que alguém se deu ao (excelente!) trabalho de o traduzir, tornou-se ainda mais imprescindível.