07 outubro 2010

Vacinar... ou Não

Ontem, o DN informava que foi lançado primeiro site português na Internet sobre vacinas. Fui espreitar esse website e, na secção da mortífera Gripe A, o Dr. António Diniz informa-nos de que a vacina é "eficaz e segura" sendo este um dos "elementos cruciais que poderão ter alterado o curso da pandemia"

Não querendo desconfiar das palavras deste especialista, lembrei-me de que aqui, há uns meses atrás, estavam a oferecer 10.000 US$ a quem conseguisse provar que a vacina da gripe A é "eficaz e segura", precisamente. (Uma oportunidade que o referido Dr. A. Diniz não deveria desperdiçar! Se eu descobrisse o seu email, alertá-lo-ia.)

Eu nada sei sobre vacinas pelo que não me passa pela cabeça fazer recomendações sobre se, alguém fora do meu circulo familiar, deve ou não tomar esta ou aquela vacina. O que me inquieta é suspeitar que a classe médica, mesmo com boas intenções, possa estar mais condicionada pelos interesses e estratégias comerciais das grandes empresas farmacêuticas do que pelo rigor científico.

Sem comentários:

O Curso do Crash

O Dr. Chris Martenson enuncia as suas três crenças: que a nossa sociedade irá sofrer mudanças radicais em breve; que essas mudanças poderão limitar a nossa capacidade de resposta; e que dispomos da tecnologia ou conhecimento necessários para construir um futuro melhor. Os próximos 20 anos serão muito diferentes dos últimos 20.



PS: Agora que alguém se deu ao (excelente!) trabalho de o traduzir, tornou-se ainda mais imprescindível.